O Ambiente Organizacional

Alvo de estudo em Administração pela sua complexidade e influência sobre as organizações, o Ambiente Organizacional é constituído por fatores que interagem com a empresa de forma direta ou indireta.

Ambiente Organizacional

Segundo Filipe Sobral, o ambiente organizacional pode ser conceituado como o conjunto de forças, tendências e instituições, tanto internas como externas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho.

Conhecer o ambiente no qual a empresa está inserida é de fundamental importância. Uma análise ambiental, se feita com atenção aos detalhes, é capaz de revelar como está a qualidade do ambiente de trabalho, quais são as tendências do mercado, o surgimento de oportunidades, quais são as reclamações ou sugestões dos clientes, entre inúmeros outros exemplos. Como resultado, a análise do ambiente pode e deve ser um gerador de mudanças que melhorem tudo o que puder ser melhorado, afetando desde a rotina e os procedimentos diários até as tomadas de decisão e Planejamento Estratégico da empresa.

Em breve, falaremos com mais detalhes sobre quais são esses aspectos internos e externos do ambiente organizacional.

Referência:

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

Deixe um comentário