Direção: Liderar todos os dias!

Em postagens recentes, foram abordadas duas das quatro principais Funções da Administração: enquanto o Planejamento define um caminho a ser seguido, a Organização esclarece como e por quem será feito. Agora,  será demonstrado que a Direção é a função da Administração responsável por coordenar as pessoas na execução do que foi planejado.

Na Direção, percebemos uma característica de interpessoalidade muito mais presente do que nas demais funções, pois o ato de dirigir as pessoas dentro da organização exige a presença da motivação, da comunicação e da liderança.

A fim de promover novas formas de relacionamento e aperfeiçoar as ações de direção dentro da empresa, a Administração estuda o comportamento das pessoas individualmente e em grupo, o que as motiva e como liderá-las.

Comportamentos Individuais

Compreender o trabalhador é essencial na relação de liderança. Diversos fatores devem ser considerados, como a personalidade, as atitudes, a forma de aprendizagem, as relações informais, a satisfação no trabalho, o comprometimento e até mesmo as aspirações pessoais de cada indivíduo.

Comportamentos em Grupo

Nas organizações formam-se naturalmente grupos formais e informais. Os grupos formais são aqueles estruturados para o cumprimento de uma tarefa planejada pela empresa e podem ser nomeados, como os comitês, conselhos, equipes ou forças-tarefa. Os grupos informais surgem das necessidades sociais dos indivíduos, por meio do convívio, proximidade no trabalho, amizade ou interesses pessoais. Eles podem representar um obstáculo, bem como podem ajudar a promover objetivos organizacionais.

Liderança

A Liderança é um dos papéis do administrador que se relaciona diretamente com a orientação e a satisfação dos membros da empresa. É um processo no qual uma pessoa exerce influência sobre as demais, em alguns casos o líder é reconhecido e aceito com facilidade pelos liderados e seu poder tende a influenciar mais pessoas em prol da organização.

 

Em todos os aspectos, a figura central é frequentemente vinculada ao Administrador. A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que a organização alcance seus objetivos.

 

 

Referência:

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

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