Arquivo mensal: dezembro 2015

Análise de Liquidez

A partir das demonstrações contábeis é possível analisar o desempenho financeiro de uma organização.

Para tal análise, o método utilizado é o cálculo dos índices de liquidez com base no balanço patrimonial.

Abaixo realizamos uma comparação entre duas empresas do segmento têxtil do Vale do Itajaí.

 Liquidez Geral (LG)

Representa a capacidade da empresa em honrar seus deveres e compromissos se fosse encerrar os negócios naquele momento. O cálculo é feito somando os valores do Ativo Circulante e Ativo Realizável a Longo Prazo, dividindo pela soma do Passivo Circulante com o Passivo Não Circulante (AC + ARLP) / (PC + PNC).

Liquidez Corrente (LC)

Indica a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. Deve-se dividir o valor do Ativo Circulante pelo Passivo Circulante. (AC / PC).

Liquidez Imediata (LI)

Mede a capacidade de pagamento da empresa, porém não é contado todo o ativo circulante para o cálculo, mas apenas as disponibilidades em caixa que a empresa deveria ter se fosse honrar seus compromissos imediatamente. Calcula-se dividindo as Disponibilidades pelo Passivo Circulante (Disponibilidades / PC).

Empresa 1 Empresa 2
Liquidez Geral 0,28 4,02
Liquidez Corrente 0,03 3,27
Liquidez Imediata 0,0003 0,58

Comparando as duas empresas, percebe-se que a Empresa 1 está com poucas condições financeiras para honrar com suas obrigações.

Por outro lado, a Empresa 2 possui melhores condições de liquidar seus compromissos com terceiros, pois os valores maiores que 1 demonstram que o Ativo é maior em relação ao Passivo.